sábado, 3 de novembro de 2012

FIME: AMULETO DE OGUM

 
 
Diretor: Nelson Pereira dos Santos
Roteirista(s): Nelson Pereira dos Santos, Francisco Santos
Gênero: Drama
Origem: Brasil
Ano: 1974
 
Sinopse:

Cercado por três bandidos, violeiro cego conta a história do nordestino que se mete com marginais da Baixada Fluminense, é morto, mas ressuscita, protegido por Ogum.
Elenco:

Ney Santanna
Anecy Rocha
Jofre Soares
Maria Ribeiro
Emmanuel Cavalcanti
Jards Macalé
Erley José
Francisco Santos
José Marinho
Antônio Carlos de Souza Pereira
Ilya São Paulo

"Amuleto de Ogum" é o melhor filme do Nelson e um dos melhores filmes do cinema nacional. Sinto um cinema moderno, pulsante, e extremamente atual e pertinente, acho que poucas vezes alguém filmou tão bem a religiosidade do brasileiro e isso, óbvio, tinha que. ser feito por um ateu como o Nelson. Você percebe que o filme crê no que mostra, ou no mínimo, tem um gigantesco respeito por quem crê no que ele mostra. A cena dos garotos pegando as armas e a cena da tortura com os meninos são verdadeiros achados que remetem a filme atuais como "Cidade de Deus", e nesse sentido, é um filme premonitório de como o crime iria se articular a partir de então. O "quase" plano final rodado no mar com Nei Sant'Anna ressurgindo é na minha opinião o grande plano de toda a história do cinema nacional. Enfim, eu poderia discorrer linhas e linhas. - Eduardo Aguilar, leitor

A ressurreição de Gabriel me marcou indelevelmente 35 anos atrás - para mim foi como cruzar um umbral, a visão do mundo nunca mais foi a mesma. Gosto também do aspecto lúdico, veja que para contornar o corpo fechado fazem um trabalho que o torna alcóolatra. Para mim a história é superior ao filme, concordo que a realização poderia ser melhorada - mas só de ter feito a obra o NPS já merece todos os elogios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário