domingo, 25 de março de 2012

REZAS E ORAÇÕES


As rezas e benzeções são ministradas pelos homens de toda parte do mundo, independente das suas crenças e religiões, passando de geração em geração, sempre tentando amenizar as dores e o sofrimento da humanidade.
Tal pratica hoje em dia está de perdendo com as partidas dos grandes rezadores e também porque os mais novos não se interessam em aprender com os mais velhos a arte de saber benzer.
Minha historia de se interessar por essa antiga tradição se dá quando no ano de 1995 eu me caso e se mudo para cidade de Palmital do Cervo no Sul de Minas Gerais. A partir daí aprendi com uma pessoa muito especial, que se chamava Sá Ana, minha sogra e uma grande rezadora conhecida e solicitada por todos da cidade. Hoje uso o que eu aprendi, ajudando a quem precisa.
No começo fiquei com receio, já que também vinha da cidade grande e não tinha contato mais com esse ritual popular e também porque nesses anos de convívio vi chegar gente de todo lugar para que ela benzesse de diversos males, mas entendi que se ela não conseguisse me passar às rezas tudo ia se perder, já que ela também estava com uma idade avançada. Ela me dizia que eu só precisava ter fé.
Agradeço demais a minha sogra por te passado algumas dessas rezas e orações tão tradicionais e de grande eficiência pra quem procura.
Sá Ana nos deixou no ano de 2008 deixando uma laguna irreparável dos grandes rezadores desse nosso imenso país.
Abaixo transmito a vocês um pouquinho do conhecimento que me foi passado e agradeço a todos nossos rezadores, curadores e peço também a essa nova geração que nunca deixe essa tradição se perder no tempo.
QUEIMADURA:
Passar  a espuma do sabão de barra sobre a queimadura, e dizer Santa Sofia tinha três filhas, uma lavava, outro cosia e a outra fogo ardia. Rezar um pai nosso e uma ave Maria, você pode fazer isso em outra pessoa ou em você mesmo.
CORPO FECHADO:
"Jesus cristo rei do mundo que governo o mundo inteiro, olhe para esse servo de Deus, e livre-me dos feiticeiros, peço por caridade traga meu corpo fechado."
Rezar uma Salve Rainha no final.
QUEBRANTE E MAL OLHADO:
"Fulano(falar o nome da criança) vou te benzer de quebrante e mal olhado.
Deus que te gerou.
Deus que te criou.
Deus tem o poder de por Deus tem o poder de tirar quebrante e mal olhado.
Rezar ave-maria, pai nosso e oferecer a Cosme e Damião."
REZA DOS SANTOS PODERES:
"Snhor São José, Santo Antônio e Santa Isabel  coroada, desceram  de seus finos tronos, com seus santos poderes, para curar(NOME) de quebrantos e olhados que te botaram.
Se foi na boniteza, se foi no olhar, se foi nos cabelos, se foi na simpatia, se foi na bondade, se foi nos interesses, se foi nos negócios com dois te botaram com três eu tiro, olhado maldito saia daqui que a cruz de Deus ande sobre ti.

Senhor São José, Santo Antônio muito amado e Santa Isabel coroada retirem do corpo de ( nome) quebrantos e olhados."
Rezar um Pai Nosso, Ave Maria e Gloria ao Pai oferecendo as cincos chagas de Jesus Cristo.
CURAR AZIA:

Santa Sofia tinha três filhas uma cozia, outra bordava e a outra curava mal de azia.
Rezar três vezes.
CURAR COBREIRO:
Cobreiro sai-te daqui que não é teu lugar.
Eu te corto a cabeça e o rabo e te mando arrastar.
Benzer três vezes com uma erva chamada assapeixe, benzendo e açoitando em cruz.
A cabeça é onde começa o cobreiro e o rabo onde termina.
MÁ LÍNGUA:
Papagaio meu loro, eu benzo gente e também ave com credo pedindo pra(FULANO) que sua má língua seja encurtada como é nosso desejo.
Rezar três pai nossos e três ave-marias, a energia da má língua passa para o papagaio que irá falar muito mais.
DOR DE CABEÇA:
Terra pariu santuria,
Maria ganhou Jesus;
Sobe só o sereno para riba
Daquelas alturas.
Tirai essa dor de cabeça dessa pobre criatura(nome)
ESPINHA DE PEIXE:
São Brás, São Lucas, São moço, se é espinha de peixe ou osso.
Para baixo ou para cima sai-te desse pescoço.
Repetir três vezes fazendo o sinal da cruz.
AFTA, FERIDA NA BOCA:
Santo Ingreu perguntou a Santa Ingria ferida na boca como se curaria? Com três palavra de
Deus e da virgem maria.
ENGASGO:
Homem bom, mulher ruim, casa suja, esteira rota,
São Brás que te desengasga."
Cris d´Osun

                                                          Sá Ana ( Rezadora Tradicional)





Nenhum comentário:

Postar um comentário