quinta-feira, 1 de março de 2012

SOBRE A QUARESMA

“A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre na Sexta-feira santa, até a celebração da Missa da Ceia do Senhor Jesus Cristo com os doze apóstolos... os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, à conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. A quaresma vai a até a páscoa quando o Senhor ressuscita.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência. O roxo no tempo da quaresma não significa luto e sim simboliza que a igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.”

Fonte Wikipedia


Esse é um assunto muito controverso dentro de nossa religião: devemos ou não cumprir os preceitos da quaresma dos católicos?
Devemos sim, respeitar por se tratar de uma liturgia de outra religião e como tal devemos pregar o respeito por ela, mas NÃO SOU A FAVOR de se fechar os Templos de Umbanda, suspendendo suas atividades de auxílio e prática da caridade para os mais necessitados. Sabemos que essa prática durante muito tempo foi usada pelos nossos irmãos devido a forte presença do sincretismo católico em nossa religião, mas hoje não vejo a necessidade, já que é um momento em que os nossos amigos astrais precisam do maior número de ajudas possíveis para prestar combate frente as forças trevosas ainda mais habilidosas e traiçoeiras nesse período.
Temos que preservar a liturgia de nossa religião, impedindo que influências externas ditem as regras de nosso comportamento. Lembrem-se queridos irmãos já somos homens livres não devemos mais obediência aos senhores ou suas religiões predominantes, devemos sim o máximo respeito.
Talvez alguns irmãos umbandistas ainda use deste argumento para esticar suas férias, seu descanso pessoal e familiar. Aos nossos irmãos não se esqueçam de que nós somos o grande pronto socorro espiritual a serviço da espiritualidade, eu comparo o essa situação a um médico que faz o seu juramento de sempre cuidar das pessoas e esse mesmo médico em determinado período fecha o seu hospital e deixa milhares aguardando por socorro, nós somos os médicos e o templo nosso hospital sendo assim no momento que fechamos quebramos nossa primeira regra que e prestar a caridade sempre.
Lembrem-se irmãos que nesse período nos não vemos cessarem as doenças, obsessões, demandas e outras situações negativas que as pessoas/espíritos más nos tentam impor no nosso dia a dia.
Somos uma religião de caridade, então temos que sempre prestá-la em qualquer momento, seja em quaresma, carnaval, pascoa, natal ou ano novo e garanto que assim aqueles que ainda se apegam a determinados preceitos para o favorecimento próprio vão prestar um grande serviço à espiritualidade e a Jesus Cristo.
Salve nossos Pretos Velhos, Exús, Pomba Giras, Baianos, Caboclos, Boiadeiros, Ciganos, Marinheiro e Crianças que são incansáveis eu seu trabalho até mesmo na quaresma.

Inspirado por Pai Benedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário