quarta-feira, 19 de setembro de 2012

SALVE COSME E DAMÃO!

Estamos em mais um mês de Setembro, onde nós Umbandistas comemoramos o mês de São Cosme e São Damião.
E nesse momento que nós lhe oferendamos muitos doces, balas, refrigerantes e etc., para que possam derramar sobre nós todas as alegrias, felicidades, doçuras e fé que existem somente nas crianças.
E as falanges das Crianças (Erês) que tem a capacidade de trazer de volta toda a alegria que o adulto perdeu, e eles que trazem a tona aquela criança que existe dentro de nós e que fica adormecida por longo tempo.
As linhas das Crianças tem uma energia muito própria, uma energia que e muito ágil, assim como a esperteza de uma criança!
Suas oferendas são compostas em sua maioria por doces: bala, pirulito, guaraná, pé de moleque, paçoca, pipoca doce, chocolate, enfim tudo que uma criança gosta. Nós dos AMIGOS DA UMBANDA temos também a tradição de servir o CARURU DOS ERÊS onde são servidas as entidades como forma de oferenda e no final da festa e servido em comunhão com todos que estão presente nessa louvação.
Não confundir essa oferenda para linhas das Crianças, com oferendas para o Orixá Ibejis, no qual tem um ritual todo próprio dentro dos Candomblés.
A receita do caruru e o seguinte:
Quiabos
Um pouco de castanha de caju
Um pouco amendoim torrado e moído sem casca
Dois punhados de camarões defumados, descascados e moídos
Duas cebolas grandes
Duas xícaras de azeite de dendê
Sal a gosto
Cheiro verde a gosto e água para cozimento.
Lavam-se os quiabos, enxugando bem para não formar baba quando picado. Coloque os camarões secos e moídos a cebola ralada, sal, castanha e amendoim para refogar no azeite de dendê. Ponha os quiabos picados, a água.
Adicione ainda alguns camarões secos, inteiros e grandes. Cozinhe tudo até ficar pastoso.
Quando os caroços dos quiabos estiverem bem rosados, retire do fogo.·.
Na festa de São Cosme e São Damião, principalmente nos Candomblés da Bahia, costuma-se colocar sete quiabos inteiros. O convidado que tiver no seu prato, ao acaso, um desses quiabos, fica na obrigação de oferecer ao santo outro caruru.
"Tem paciência dois-dois, que eu dou camisa azul
E para o ano que vem dois-dois comer caruru.”
Todos se lambuzam com essa gostosa iguaria da culinária ritualística de nossas religiões de matrizes africanas.
Louvamos essas entidades com muito amor e carinho, na qual vemos que todas as pessoas envolvidas nessa etapa não medem esforços para que tudo saia na mais perfeita ordem, onde nada e mais prazeroso para nossos irmãos umbandista do que vê nos olhos de todas aquelas crianças, que passam nos milhares de Templos espalhados por todo nosso Brasil, a felicidade e alegria, essa felicidade e alegria que contagia a todos os outros consulentes.
É também e com tristeza que eu reparo em que alguns Templos de Umbanda outras crianças são deixadas do lado de fora dessa comemoração que são: os Exús Mirins.
Para nós AMIGOS DA UMBANDA e nessa época também que essas grandes entidades recebem essas mesmas oferendas, já que são crianças iguais as outras. Os Exús Mirins vêm sempre a somar tanto nos trabalhos dos Guardiões como também com as linhas das crianças, atuando na parte de destruir as energias negativas que serão substituídas por energias positivas pelas linhas das crianças (Erês). A energia dessas entidades e muito forte e quando bem aplicadas trás um resultado impressionante nos trabalhos a quais elas são envolvidas. O dinamismo de sua energia permite um acesso a determinados locais e sua agilidade energética e bem usada por Guardiões e Guardiãs que sabem como acioná-los.
Por isso todos os doces que são oferecidos as linha das crianças no mês de Setembro e retirado uma parcela e colocado na Casa de Exú onde se encontra a firmeza dos Exús Mirins. E todos aqueles que seguem essa liturgia em suas casas ou Templos nãos se arrependem jamais.
 
Salve a São Cosme e São Damião!
Salve a linhas das Crianças!
Salve a linha dos Exús Mirins!
 
Amigos da Umbanda
Setembro/2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário