quinta-feira, 20 de setembro de 2012

UMBANDA SUSTENTAVEL


Materiais cerâmicos de barro nos Awon Ebo (ebós) e oferendas votivas.

 

É comum o uso de utensílios cerâmicos de argila em nossas práticas religiosas seja nas religiões afro ou na umbanda.

 

São utilizados para acondicionar o Igbá (assentamento òrìsà), água, bebidas, ebo, seguranças e etc.

 

Utensílios como quartinhas, moringa, oberó (alguidar) e pratos são fabricados fazendo o uso de argila moldada e depois cozida em fornos, sendo este um material inorgânico constituído basicamente de fragmentos de rochas minerais feldspaticas formados por ataque químico ou físico natural de rochas.

 

Conforme dados evidenciados o uso de utensílios de argila pelo homem existe como tradição há mais de 3.000 anos.

 

Sabemos que como fundamento ritualístico, no Batuque Afro-Sul, após nosso desencarne o igbá do òrìsà deve ser entregue a natureza simbolizando o retorno da energia do òrìsà a massa de origem.

 

A mesma situação ocorre quando determinado ebo deve ser entregue na natureza ou plantado na terra. O que ocorre muitas vezes é que alguns religiosos realizam estas práticas de forma inadequada deixando locais como vias públicas, cruzeiros, praias, cachoeiras e pedreiras e etc. impróprios para uso tanto por outros religiosos como também por demais indivíduos da sociedade.

 

Aspectos e impactos ambientas no uso inadequado destes materiais:

 

- Em encruzilhadas e vias urbanas podem provocar danos pessoais devido a quedas como também acidentes com veículos.

 

- Obstrução de bocas de lobo e bueiros ocasionando alagamento de vias públicas.

 

- Impacto visual.

 

Por tratar-se de um material de composição inorgânica (mineral), tendo um longo período no processo de inteiração com o meio ambiente se deve observar as seguintes práticas ambientais, quando realização de nossos cultos e preceitos:

 

- Após as oferendas votivas, awon ebo (ebós) e comidas de àse terem sido sacralizadas, ao contrário do uso de materiais cerâmicos de barro, quando possível entregar a natureza fazendo uso de materiais orgânicos como folhas verdes (inhame, mamona etc.), casca de coco e cabaça (casca de cuieira e cabaceira).

 

Repense no que significa Òrìsà e entidades!

 

Jorge ti Òòsàálá Óbòkún

Nenhum comentário:

Postar um comentário